CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O ensino de música nas escolas melhora a educação?

Agora é lei: todas as escolas públicas e particulares do país deverão oferecer aulas de música a seus alunos. O projeto de lei nº 2732/2008 regulamenta a obrigatoriedade da educação musical em escolas de todo o país, mas não exige formação profissional específica para os professores. Os sistemas de ensino terão três anos letivos para se adaptar às exigências estabelecidas na nova lei.
O presidente da
Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e professor de música do Centro de Artes da UDESC, Sérgio Luiz Figueiredo, explica que a lei vale para os ensinos fundamental e médio, mas as definições sobre em quantos anos e com que periodicidade o ensino de música será ministrado vão caber aos conselhos estaduais e municipais de Educação, em parceria com os governos locais.
O formato e o conteúdo das aulas também não estão previstos no projeto, as escolas estão livres para escolher quais atividades serão oferecidas, tais como coro, grupos instrumentais, orquestras, ensino de instrumento, entre outros. O importante é que a escola considere a demanda dos alunos e as características culturais da região em que está inserida.
Segundo a presidente da Sociedade Internacional de Educação Musical e professora de
música da UFRGS, Liane Hentschke, a educação musical nas escolas é tida como um instrumento fundamental para garantir a preservação das raízes culturais em muitos países e o exemplo precisa ser seguido pelo Brasil.
De acordo com o grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música (GAP) que está à frente da campanha "
Quero Educação Musical na Escola", o desafio agora é discutir nacionalmente qual é a educação musical que serve ao Brasil hoje. Apoiam o GAP músicos como Daniela Mercury, Roberto Frejat, Francis Hime, Ivan Lins, Fernanda Abreu, Zé Renato e Gabriel, o Pensador.
Na sua opinião, o ensino de música nas escolas melhora a educação?

3 comentários:

como jogar emuladores no meu computador disse...

ficou bom musica e uma coisa q eu curto e a galera curti tambem
boa ssort te dou maior apoio

*Aline Helen* NINE disse...

Meu caro colega de blog.
Respondendo sua pergunta, é claro que melhoraria sim e muito no ensino dos jovens!!!
Isso transforma o modo de pensar, de agir em meio a sociedade.
É claro que nem todo mundo tem o mesmo gosto, mas aposto que todo mundo curtiria sim a idéia de prender uma arte nova, uma cultura e coisa e tal.

Eu acho um máximo isso!!!
Muito bom esse post!!!

Abraços!!

Bethinha Bêto disse...

Oi amor!!! Adorei o tópico, embora ache meio surreal essa de música nas escolas, quem sabe isso ajudaria os alunos a prestarem mais atenção as aulas das matérias básicas? Acho que falta muito interesse de ambas as partes... Vamos ver no que dá! Parabéns pelo blog!!!